Páginas

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Confraria - Um breve histórico


A Confraria d’A Cova dos Poetas é uma organização lítero-cultural criada para dar vazão à produção literária e cultural dos talentos artísticos do Pará. Foi idealizada por Alberto Abadessa, José da Silva Barros, Ney Cohen e João Bosco (foto ao lado)
Em 25 de maio de 2000, deu-se início a essa produção com o lançamento do livro de poesias “A Cova dos Poetas”, livro artesanal, com tiragem de 150 exemplares (posteriormente ampliada em mais 200), que reuniu 13 escritores, em sua maioria, neófitos na arte impressa. Voltamos à baila novamente em 29 de maio de 2001, desta vez com o lançamento do segundo livro de poesias, “Romance de Poesias”, reunindo 9 poetas, numa edição de 500 exemplares editados pela Gráfica do Colégio Salesiano do Trabalho.
Em novembro de 2004, após termos o projeto selecionado pela Lei Tó Teixeira, através da Fumbel, conseguimos o apoio da Câmara Municipal de Belém para o lançamento do livro de contos e crônicas “Vôo Noturno... Além de todos os vôos”, tendo o lançamento sido realizado em grande evento no Memorial dos Povos.
O quarto livro, intitulado “No Além Todos Não Morrem”, também habilitado pela Prefeitura Municipal de Belém, através da Lei Tó Teixeira, com patrocínio da Extrafarma e apoio cultural do Sindicato dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil – Sindireceita e da Doceria Abelhuda.
Histórias fantásticas, fantasmagóricas, de assombramento e de deslumbramento, que formam um emaranhado de teias pegajosas, que nos levam à perplexidade, não por suas visões cruéis ou aterrorizantes, mas por nos jogar em terrenos movediços de nossas lembranças, com fantasmas de nosso passado, a nos assombrar; por nos fazer percorrer becos escuros da nossa existência; dos medos da nossa infância; das angústias vividas em nossos relacionamentos amorosos; das frustrações do nosso dia-a-dia. Essas histórias estão no livro No Além, Todos não Morrem, lançado no dia 06 de dezembro de 2007, no Theatro Espaço Gasômetro, Parque da Residência, pela Editora Paka-Tatu. Alberto Abadessa, Antônio Juraci Siqueira, João Bosco, Ney Cohen e Rui do Carmo, são os autores dessas histórias fantásticas.

Nenhum comentário: