Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Brasileiro Murilo Antônio Carvalho ganha prêmio de literatura em Portugal

LISBOA - O escritor brasileiro Murilo Antônio Carvalho, autor do romance "O rastro do jaguar", foi proclamado ganhador da primeira edição do Prêmio Leya, anunciou nesta terça-feira o presidente do júri, o poeta Manuel Alegra.
O Prêmio Leya, no valor de 100 mil euros, foi criado pela editora de mesmo nome com o objetivo de "apoiar os autores que escrevem em português e contribuir para sua maior difusão na área geográfica dos países lusófonos e em todo o mundo", segundo o regulamento.
O prêmio foi entregue por um júri internacional, do qual participaram o escritor angolano Pepetela, o reitor da Universidade Politécnica de Maputo, Lourenço do Rosario; o escritor e jornalista brasileiro Carlos Heitor Cony, e Rita Chaves, crítica literária e professora da Universidade de São Paulo.
O júri examinou 422 candidaturas de autores de diferentes países.
O livro vencedor vai ser publicado pelo grupo Leya em todos os países lusófonos já em Janeiro de 2009.
Amanhã, na Feira do Livro de Frankfurt, terá lugar a festa de celebração do prémio, apesar de o autor, apanhado de surpresa enquanto grava um documentário na Amazónia, não vai poder estar presente.
Apesar de não ser conhecido em Portugal, Murilo António de Carvalho, de 60 anos, já tem alguns livros publicados no Brasil e, além de ser jornalista, é realizador de televisão. Tem-se dedicado ultimamente à realização de documentários ambientais e é o repórter responsável pelo programa Siga Bem Caminhoneiro, transmitido pelo canal brasileiro SBT há 16 anos.

(Fonte: O Globo e sol.sapo.pt)

Nenhum comentário: