Páginas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

CARIMBOLANDO - Marapanim - Pará

Recebemos o e-mail abaixo e a Confraria d'A Cova dos Poetas resolveu se engajar nessa iniciativa. Vamos votar nesse projeto, que um dos cinco finalistas do concurso Meu evento tem Acesso, uma iniciativa do Instituto Votorantim.

"A todos nossos Irmãos e Amigos ,


Vamos votar no Projeto Carimbolando de Marapanim que foi classificado entre os 5 projetos Votorantim na área da Cultura de nosso Estado ,motivo pelo qual suplicamos a nossos Irmãos e Amigos que votem no site http://www.blogacesso.com.br/ , Carimbolando Marapanim e vamos votar em nosso Carimbo .

Carimbó. Eis o nome de um cipó paraense e do ritmo cultural, exclusivo de Marapanim (PA), que mescla as culturas das etnias indígena, negra e branca, a partir da combinação de instrumentos como as maracás (indígena), o tambor (negra), os instrumentos de corda e a flauta (influência do branco português). Apesar de existir em outras regiões do Pará e também na Amazônia, o Carimbó feito em Marapanim é considerado de raiz, tocado com instrumentos artesanais feitos pelos próprios mestres do ritmo.


A fim de preservar a cultura existente há mais de 200 anos, foi criado o Carimbolando, encontro de grupos de Carimbó de Marapanim, que agora concorre ao prêmio do blog Acesso. Fazemos campanhas para que o Carimbó seja reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro há dois anos. Essa é uma cultura diferente e ainda pouco conhecida no Brasil, que merece uma maior visibilidade. Por isso, estamos empenhados em vencer o concurso, conta Edson Nonato Amoras de Melo, presidente do Carimbolando.

O evento, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de julho, época de férias na região, espera receber 15 mil pessoas. Marapanim está entre as cidades que têm as mais belas praias paraenses e recebemos turistas do Estado do Pará e de outras regiões do Brasil, além de muitos estrangeiros curiosos por conhecer nossa cultura, diz Melo. Nos dois dias de festa, além do Carimbó, se apresentarão o Boi Bumbá, o Cordão de Pássaros, quadrilhas juninas e grupos de dança. O evento também prevê oficinas de confecção de instrumentos musicais, exposição de produtos feitos com o carimbo, biquínis, camisas e toalhas e um festival de comidas típicas regionais."

PS - Segundo o site do concurso, para votar, você precisará criar uma conta no Facebook. Mas não se assuste, porque o processo é simples. Acesse http://www.facebook.com/ e cadastre-se. Agora que já tem um perfil, busque a página do blog Acesso, torne-se fã da página e vote na seção Notas. Abaixo de cada evento, no espaço para comentários, você deve clicar em “Curtir”, “Like” ou “Gostar”. Dessa maneira seu voto será computado.

Nenhum comentário: