Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A Belém dos Poetas de fora

Estou pesquisando poemas de poetas de fora de Belém (e do Pará) que façam referência a nossa "nortista gostosa". Manoel Bandeira é clássico, mas temos também menções feitas por poetas contemporâneos, como é o caso desse poema de Cacaso, expoente da poesia marginal dos anos 70, que remete à Canção do Exílio, de Gonçalves Dias.

JOGOS FLORAIS


Jogos Florais I

Minha terra tem palmeiras
onde canta o tico-tico
Enquanto isso o sabiá
vive comendo o meu fubá

Ficou moderno o Brasil
ficou moderno o milagre
a água já não vira vinho
vira direto vinagre

Jogos Florais II

Minha terra tem palmares
memória cala-te já
Peço licença poética
Belém capital Pará

Bem, meus prezados senhores
dado o avanço da hora
errata e efeitos do vinho
o poeta sai de fininho.

(será mesmo com esses dois esses
que se escreve paçarinho?)

Cacaso, 1985

Nenhum comentário: