Páginas

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

FUNARTE e a Bolsa de Criação Literária 2009

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou a lista dos 10 autores contemplados com a Bolsa de Criação Literária 2009. Cada um deles receberá prêmio no valor de R$ 30 mil. Por meio desta iniciativa, a Fundação impulsiona a produção de textos literários inéditos, oferecendo a escritores de todo o país condições materiais para que possam desenvolver seus trabalhos.

Nesta terceira edição do programa, foram recebidos 1.046 projetos. A análise do material coube a uma comissão externa, composta por cinco membros de notório saber na área literária: Ângela Dionísio Paiva, Márcio Araújo de Melo, Regina Lúcia Péret Dell'Isola, Álvaro Costa e Silva Filho e Elga Ivone Perez Laborde Leite. Durante o processo seletivo, foram julgadas a originalidade do projeto, a qualidade da proposta e a metodologia do trabalho.

Em breve será anunciada uma relação de contemplados suplentes, beneficiados por um aporte extra de recursos que o Ministério da Cultura destinará à Fundação.

Os contemplados da região norte foram Edgar Jesus Figueira Borges, com o projeto Sem grandes problemas e Isadora Octavia Frederica Augusta Avertano Rocha, com Invasão pret-à-porter.

O Edgar Borges é jornalista, cronista, com aspirações de ser poeta. Radicado em Boa Vista - Roraima.

"Ganhar um prêmio, independente de qual fosse o valor, era uma das minhas metas para este ano. Depois de algumas participações sem êxito em festivais de música, concursos de poesia e de provimento de vagas (em busca de um salário maior), a bolsa da Funarte reergue meu orgulho índio e me estimula a continuar escrevendo micronarrativas (ou microcontos, outro nome que se dá à mesma levada literária que apresentei como proposta ao pessoal de Brasília)."  (Ver mais em http://edgarb.blogspot.com/)

Já a paraense Isadora é advogada e neta de Avertano Rocha, ex-presidente da Academia Paraense de Letras e filha do também acadêmico Octavio Avertano Rocha, ocupante da cadeira nº 37 daquela instituição.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, amigo(s)
Estava procurando uma informação minha e caí nessa Confraria. Enfim, fiquei meio surpresa de constatar que meu perfil se limitava ao meu DNA. Não que não tenha sido bacana de ver que a Bolsa fa FUNARTE foi divulgada mas é que, poxa, não sou só uma sequência genética (até porque APL nunca foi minha aspiração). Enfim, é isso. Obrigada. Isadora Avertano-Rocha

Confraria d'A Cova dos Poetas disse...

Olá, Isadora!
Que bom ver-ta por aqui.
Quando soube do resultado da Bolsa Funarte fiquei bastante satisfeito de saber que havia uma paraense contemplada. Não sou repórter, por isso me desculpo contigo se não coloquei outras informações a teu respeito e sobre o teu trabalho. É que basicamente o canal de informação que abastece o blog é a própria internet e por aqui só descobri que eras advogada (acho que em algum site jurídico) e sobre o teu "DNA". Outros sites literários informavam apenas os vencedores da Bolsa, onde inclusive, em alguns deles, o teu nome vinha dividido como se fossem duas pessoas. As informações sobre o roraimense eram mais abundantes.
Mas eu agradeceria, agora que tivemos esse feliz encontro, se tu me desses informações sobre o teu trabalho, sobre tuas atividades artísticas, e especialmente sobre o "Invasão pret-à-porter". Farei a matéria completa dessa vez. Eu prometo!