Páginas

sábado, 3 de julho de 2010

Eurídice, arquipoeta, Monalisa da Confraria




Estranharam o título?

Deixemos primeiro Eurídice falar depois de ter lido o "Tratado acerca das flores":

"Bosco, grande arquipoeta. Gostei muitíssimo do livro, me encantei com os versos quentes de Adina, o pensamento escancarando palavras de Abadessa, Barriga parindo uma poesia que grita, os seus versos de amor "que canta dentro" da gente, os versos de Ney, todos eles uns fenômenos, adorei! e Walcyr íntimo das estrelas. O livro tem uma diversidade de sentimentos muito grande, como bem disse o prefaciador. Está lindo e inspirador."

E por falar em inspriração, vejam o que ela escreveu depois da leitura:

"Águas passadas

Se eras mergulhador e me fizeste mar,
por que te mantiveste apenas na superfície?
E eu que pensei que sofria,
na verdade morria.
No fundo, no fundo,
estava no poço
."

Esta é a alma de Eurídice Macedo, Arquiteta e Poeta, ou arquipoeta, talentosa soteropolitana que se encantou com os versos do festejado livro de 10 Anos da Confraria da Cova dos Poetas. Talento reconhecido internacionalmente pela Brazilian Endowment for the Arts (BEA), centro cultural localizado no coração de Manhatan, Nova Iorque, com o objetivo de promover e cultivar o uso da língua, cultura, artes e letras brasileira nos Estados Unidos - ela ganhou menção honrosa no Concurso Literário Feminino de Poesia e Prosa com a belíssima poesia "Monalisa de Reservado".

Ficou a promessa de Eurídice encarnar sua Monalisa em um sarau da Confraria. Convite feito e aceito, na hora!

Um comentário:

Eurídice Macedo disse...

Que surprêsa boa e inesperada, encontrar-me sentada nesta mesa farta de poetas!

Hoje aqui em Salvador, chove a cântaros e contrariando a Bahia, está frio, mas sua delicadeza me aqueceu com um verão.O blog é muito rico, vou lê-lo saboreando e acompanhá-lo sempre, esperando ansiosa a oportunidade de um recital na Confraria.

Estava lendo sobre o grande poeta inglês John keats, a respeito de um filme em cartaz sobre sua vida e me emociona uma frase de um famoso poema dele: " A thing of beauty is a joy forever". Esta frase também está citada em um poema muito lindo de Mário Quintana, cujo título é: Uma alegria para sempre. Assim é a poesia. Beijos agradecidos,

Eurídice.