Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ALONSO ROCHA - O PRÍNCIPE DOS POETAS

Tive poucas oportunidades de estar ao lado do Poeta Alonso Rocha. Poucas mais boas. Na última, há pouco mais de um mês, num sarau patrocinado pelo amigo, sobrinho do Poeta, Luis Paulo, que se despedia de Belém para morar e trabalhar e Manaus, pude sentir a força do Poeta e seu amor pela poesia. Do alto de seus 84 anos, Alonso pareceu-me naquela noite um farol a guiar-nos, navegantes de palavras errantes, em direção aos mares explêndidos da verdadeira poesia, dos versos convincentes e cativantes.
Ao mestre, que hoje parte, deixo aqui o meu lamento, porque é o momento de lamentar e porque "a vida é breve dança sobre arame".



Breve tempo

Se me queres amar ama-me nesta hora
enquanto fruto dando-te a semente.
Se te apraz me louvar louva-me agora
quando do teu louvor vivo carente.

Aprende a te doar antes que a aurora
mude nas cores cinza do poente.
Se precisas chorar debruça e chora
hoje que o meu regaço é doce e quente.

A vida é breve dança sobre arame.
Sorve teu cálice antes que derrame
ninho vazio que o vento derrubou.

Porque quando eu cair num dia incerto
parado o coração o olhar deserto
nem mesmo eu saberei que já não sou.

Autor: Alonso Rocha

Nenhum comentário: