Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O Poeta Apolo da Caratateua lança novo livro

Nesta sexta-feira, 1º de outubro, Apolo Monteiro Barros lançará na FCV/Casa da Linguagem os livros: “CABANAGEM: a Tomada do poder” e “JÚLIO CÉSAR: o paraense voador”.

No livro “CABANAGEM: A tomada do poder”. Apolo utiliza-se da Literatura de Cordel para falar da grande rebelião popular que eclodiu na província do Pará em 1835, e que contou com a participação da população pobre que vivia em cabanas à beira dos rios. Já em “JÚLIO CÉZAR: O paraense voador”, ele presta homenagem a Júlio Cézar, nobre filho de Acará, nascido em 13 de junho de 1843, que levantou balões pequenos, com até dez metros, presos a cordas e demonstrou a eficácia do seu invento através de manobras contra o vento. Júlio Cézar também foi poeta, e por muitos foi considerado Príncipe dos poetas.

Apolo Monteiro Barros, ou Apolo da Caratateua, nasceu na cidade de Recife em Pernambuco. Gráfico de profissão especializou-se em serigrafia, função que exerce até hoje. Chegou a Belém em dezembro de 1989. Iniciou-se na poesia no ano de 2004, através da participação em uma oficina de Literatura de Cordel realizada pelo Instituto de Artes do Pará. O gosto pelo cordel ganhou o seu coração e fez surgir um novo poeta. Apolo também é carnavalesco e atual presidente da “Escola de Samba Associação Beneficente Recreativa Cultural e Carnavalesca Parafuseta da Caratateua”. É ainda, membro fundador do Movimento Literário Extremo Norte. Ele já escreveu e lançou diversos livros, entre os quais estão: Ilha de Caratateua; Reforma Agrária Urgente; Círio de Nazaré (2004); Papa João Paulo II ( 2005); Irmã Dorothy (2006); Padre Gabriel Malagrida: O construtor dos Seminários de Belém (2008) e Guapuiando Sonhos na Ilha de Itaituba (2009).

Nenhum comentário: